top of page

Apresentação de trabalho

​

 

Orientações para comunicação oral: cada participante terá entre 10 e 15 minutos para exposição, podendo utilizar recurso audiovisual. A organização do evento disponibilizará data show. A apresentação deve ser enviada para o e-mail do evento até 13 de setembro, salvo em formato PDF. 

​

As orientações os banners podem ser acessadas aqui.

​

Você pode baixar as artes do evento aqui!

​

              Confira sua sessão de apresentação na programação!

​

​

​

Lista de trabalhos aprovados para apresentação

​

As cartas de aceite foram enviadas por e-mail. Não deixe de ler a sua!

​

Seu trabalho foi aceito para trabalho completo? Confira aqui o modelo!

​

​

Drogas: uma mazela social que pode ser prevenida na escola. Aldane Ibiapina Gomes Monteiro, Daniel Francisco Bento, Maria Joldene de Lira Silva

​

Atuação do pedagogo em espaços não escolares: possibilidades e desafios. Vanessa Raquel dos Santos Brito, Antonia Flávia Moraes da Costa.

​

Educação ambiental: um projeto interdisciplinar. Elenice de Abreu Oliveira, Millena Kelly Gomes Soares Cruz, Yanca Maria Tavares Rodrigues, Antônio Wilson Alves da Silva.

 

Possibilidades formativas no recreio educativo na educação infantil numa creche do município de Campo Maior – PI. Francisca Fabiana Martins de Sousa, Antônia Iara Costa Ferreira, Francisca Das Chagas da Silva Américo, Antônia Flávia Moraes da Costa.

 

Trabalhando a afetividade em sala de aula: relato de experiência desenvolvida no ensino fundamental. Gabriela Pereira do Nascimento, Marcos Clemenson Alves Nascimento, Ana Gabriela Nunes Fernandes.

 

Experiências inclusivas de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns de escolas municipais de Campo Maior – PI. Maria das Graças de Oliveira, Maria de jesus Queiroz Alencar.

 

Entre a ilustração e a representação: personagens negras em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Talyta Cavalcante, Rebeca Hennemann Vergara de Souza.

 

Permanência de mulheres jovens no ensino superior: dificuldades e enfrentamentos. Tamires Nayara Oliveira Silva, Rebeca Hennemann Vergara de Souza.

 

Formação continuada na atuação docente: desafios e possibilidades. Antonia Flávia Moraes da Costa.

Práticas de letramento e alfabetização no ensino fundamental menor. Danielle Morais, Edilane Lemos, Gizele Ibiapina de Oliveira.

 

Alfabetizando de forma lúdica: relato de experiência no ensino fundamental. Ilana Soares dos Santos, Patrícia Tomaz Aragão, Thainara Oliveira Macedo, Gizele Ibiapina de Oliveira.

 

Atividade lúdica como estratégia de aprendizagem no ensino fundamental. Josilene Oliveira Carvalho, Wanderleia Pereira Dos Santos, Cleidilene da Rocha Paulino.

 

Trabalhando emoções e afetos por meio do teatro na educação infantil. Maria Laisa Cerqueira dos Santos, Rayanna Deborah Alves Araújo, Ana Gabriela Nunes Fernandes.

 

A importância da contação de histórias como prática didática. Priscilla do Nascimento Oliveira, Ingrede Thalya da Silva Santos, Marinete Gomes de Oliveira Santos.

 

O PIBID e a relação entre teoria e prática na formação docente: um olhar sobre alfabetização e cultura. Rafael de Oliveira Medeiros, Crisaline Maria Lima Araújo, Maria dos Remédios Silva Gomes, Adriana e Silva Sousa.

 

Histórias em quadrinhos como estratégia de aprendizagem. Thamires Nayne Carvalho Santos, Tatiele Martins Evangelista, Ana Karina da Silva Oliveira, Francisca Raielis Martins, Deislandia de Sousa Silva.

 

Horta na escola como possibilidade de reflexões sobre o meio ambiente. Yanca Maria Tavares Rodrigues, Millena Kelly Gomes Soares Cruz, Elenice de Abreu Oliveira, Antônio José Castelo Branco Ribeiro.

 

Desafios e motivações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ana Cristina Ferreira da Silva, Jéssica Alves Façanha Morais, Raimunda Micaella Oliveira Dias, Antônia Flávia Moraes da Costa.

 

Recreio dirigido: educar brincando. Denise da Silva Araújo, Danielly da Silva Araújo, Jannes Alves Cardoso, Larisse Maria Portela Lustosa, Antonia Flávia Moraes da Costa.

Prática de ensino: a aula de campo como recurso didático pedagógico para a formação dos cursistas de Licenciatura em Geografia do PARFOR/UESPI no polo Castelo do Piauí. Elizângela Pereira de Oliveira.

 

A contribuição das atividades lúdicas para aprendizagem das crianças de 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Francisca Nadiane de Sousa Teixeira, Antonia Iris Soares, Cleidilene da Rocha Paulino.

 

Prática docente e ensino de Filosofia: uma análise deleuziana sobre as tensões curriculares e metodológicas no ensino médio contemporâneo. Gleison Lima da Silva.

 

Contação de história: contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança. Josefa Caroline Freitas da Silva, Luciana da Silva Ferreira, Ruth Nayelle Sousa Chaves, Gizele Ibiapina de Oliveira.

 

O papel do pedagogo em ambiente não escolar e sua importância ao atuar na Pedagogia Hospitalar. Larisse Maria Portela Lustosa, Danielly da Silva Araújo, Denise da Silva Araújo, Jannes Alves Cardoso, Maria de Jesus Queiroz Alencar.

 

O meu mundo é diferente: possibilidades e desafios do ensino de um aluno com TDAH. Luciana Alves de Sousa, Maria de Jesus Queiroz Alencar.

 

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais através do relógio das emoções no ensino fundamental menor. Marcia Façanha do Nascimento, Gleyciane Nascimento França, Marinete Gomes de Oliveira Santos.

 

Quem sou eu? Trabalhando a identidade por meio da autoimagem. Maria Lidiane Veras Ribeiro, Debora Oliveira Bona, Érika Samira dos Santos Araújo, Cleidilene da Rocha Paulino.

 

Trabalhando a interdisciplinaridade no ensino da Geografia através de jogos educativos. Millena Kelly Gomes Soares Cruz, Yanca Maria Tavares Rodrigues, Antonio Wilson Alves da Silva.

 

Residência pedagógica do curso de Pedagogia: possibilidades e desafios para a formação. Raimunda Micaella Oliveira Dias, Ana Cristina Ferreira da Silva, Jéssica Alves Façanha Morais, Antonia Flávia Moraes da Costa.

​

Um novo olhar sobre a hora do recreio. Maria da Conceição Leite Santos, Kelly Gomes do Nascimento, Adriana e Silva Sousa Carvalho.

​

Reflexões sobre o PIBID: sentidos e significados da experiência de ser professor supervisor na perspectiva da co-formação docente no contexto escolar. Fagner de Sousa Araújo, Katiene Maria de Sousa, Augusta Maria de Sousa Gomes Custodio.

​

Evasão escolar nas primeiras e segunda etapas da modalidade de ensino EJA. José Fernandes de Oliveira Lima, Guilherme Twan de Sousa Pereira, Claudiana de Sousa Silva, Maria do Perpetuo Socorro Resende Costa.

​

A luta pela educação crítica: elucubrações sobre o espaço à criticidade no ensino frente ao cenário político brasileiro pós-eleição de 2018. Ortiz Coelho da Silva.

Submissão de trabalhos ENCERRADA

O evento aceitará submissão de trabalhos nas categorias comunicação oral ou banner nos seguintes eixos temáticos:​

​

a. Educação, sociedade, cultura e política: políticas públicas e educação; relação sociedade e educação; processos formativos de professores no Brasil; infância, juventude e educação; financiamento da educação; escola, cultura e diversidade no Brasil contemporâneo.

​

b. Linguagem, letramento e alfabetização: compreensão e valorização da cultura escrita; apropriação do sistema de escrita; leitura e produção de textos escritos; desenvolvimento da oralidade; ensino-aprendizagem e alfabetização; dificuldades de aquisição da leitura e escrita; formação de professores alfabetizadores.

​

c. Processos de ensino-aprendizagem: relação professor-aluno; relação família e escola e desempenho escolar; métodos e técnicas de ensino; avaliação de processos de aprendizagem; recursos didáticos e processos de aprendizagem.

​

Confira o edital completo aqui

​

Confira as sessões coordenadas!

​

bottom of page